O transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento e consiste em dificuldades persistentes para aprender habilidades fundamentais, como a leitura exata e fluente de palavras isoladas, compreensão da leitura, expressão escrita e ortografia, cálculos aritméticos e raciocínio matemático.
Essas dificuldades são evidenciadas pela presença de pelo menos um dos seguintes sintomas, persistindo por pelo menos 6 meses: ✔Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço.
✔Dificuldade para compreender o sentido do que é lido.
✔Dificuldades em ortografia.
✔Dificuldades com a expressão escrita.
✔Dificuldades para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo.
✔Dificuldades no raciocínio.
As habilidades acadêmicas afetadas estão abaixo do esperado para a idade cronológica do indivíduo, causando interferência significativa no desempenho escolar ou profissional ou nas atividades cotidianas. …
As dificuldades de aprendizagem começam durante os anos escolares, mas podem não se manifestar completamente até que as exigências pelas habilidades acadêmicas afetadas excedam as capacidades limitadas do aluno (p. ex., em testes cronometrados, em leitura ou escrita de textos complexos longos e com prazo curto, em alta sobrecarga de exigências acadêmicas).
Fonte: DSM-V