Brincar com palitos de fósforo | Psicopedagoga Campinas indica

 

 

 

 

 

Uma caixa de fósforos ou palitos de sorvete (para crianças menores) pode proporcionar momentos de diversão de forma simples, além de trazer benefícios para o desenvolvimento cognitivo e motor.

Brincar com palitos, agrupando-os e manipulando-os formando diferentes formas, traz inúmeros benefícios:

  • Desenvolve a coordenação motora fina
  • Estimula a memória e concentração
  • Desenvolve as capacidades cognitivas de comparação, análise e síntese
  • Estimula a imaginação produtiva e criatividade

 

Aqui vão algumas sugestões de atividades com palitos:

Imitar modelo pronto:

Apresente um modelo pronto impresso ou feito de palitos e peça para seu filho ou aluno que imite esse modelo, usando os palitos de fósforo ou de sorvete.

Para reproduzir o modelo, a criança precisa observá-lo com muita atenção, mantê-lo na memória, analisar cada parte que o compõem, e assim por diante.

 

Completar o desenho incompleto

Apresente um modelo completo para servir de base para criança, e outro incompleto. Peça a criança que observe o modelo e siga-o para completar o desenho incompleto.

 

Simetria

É possível também trabalhar simetria com os palitos. Faça um desenho pela metade e peça ao seu filho ou aluno completar a outra metade de maneira simétrica.

 

Crias próprios desenhos

Deixe a criança estimular a criatividade  para criar seus próprios desenhos com palitos de fósforo. Podemos direcioná-los, como por exemplo,  “por que você não constrói um chapéu, uma escada, uma cruz?

 

Alfabeto

Para as crianças que estão no processo de aprendizagem da leitura e escrita, peça que desenhem as letras do alfabeto, como por exemplo, a, e, i (vogais), f, m, n, p, e etc.

 

Desafios

Para crianças maiores, adolescentes e adultos, é legal propor os famosos desafios, como por exemplo, “vire o peixe de lado movendo apenas 3 palitos” ou “mova 2 palitos para formar apenas 4 quadrados”, por exemplo. No site RachaCuca (aqui), há vários desafios como esses.

 

Fique com Deus!

 

Fontes:

www.rachacuca.com.br

comoeducarseusfilhos.com.br/blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *