Estudando História e Geografia | Psicopedagoga Campinas explica

Explorando conceitos históricos e geográficos com o globo terrestre.

Utilizo bastante esse recurso partindo da perspectiva de que a aprendizagem parte do CONCRETO para o ABSTRATO, isto é, ocorre, primeiramente, a compreensão daquilo que se pode ver, tocar, provar, cheirar, “pôr a mão”, para, posteriormente, alcançar a compreensão de ideias, conceitos, valores, e tudo que não pode ser tocado fisicamente.

Sobre esse assunto, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel afirma que “não é à toa que o ensino de História e Geografia, assuntos que por definição envolvem pessoas desconhecidas com motivações desconhecidas em lugares desconhecidos, só começa a sério na 7ª série do ensino fundamental, para cérebros adolescentes de seus 13 anos que começam a ter capacidade de lidar com noções abstratas como política, economia e as motivações religiosas que fomentaram tantas guerras ao longo da história” (HERCULANO-HOUZEL, 2013, p. 105).

Referência: HOUZEL-HERCULANO, S. O cérebro adolescente: A neurociência da transformação da criança em adulto. E-book Kindle, 2013, 156 p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *