Os benefícios do engatinhar para aprendizagem | Psicopedagoga Campinas explica

Engatinhar é uma das fases importantes do desenvolvimento infantil e contribui significamente para aprendizagem no futuro.

 

Em geral, o bebê costuma engatinhar entre 7 e 11 meses.

 

Além de fortalecer os músculos do tronco, ombros, mãos, o movimento de engatinhar estimula diferentes áreas do cérebro que são importantes para aprendizagem futura.

 

Quando a criança começa a engatinhar, esse movimento repetitivo ajuda a estimular e organizar os neurônios, permitindo que o cérebro controle os processos cognitivos, como a atenção, concentração, memória e compreensão.

 

Ao engatinhar, a criança determina visualmente onde quer ir e se move fisicamente nessa direção. Suas mãos se tornam as guias e assim o primeiro teste de coordenação de mãos / olhos da criança é estabelecido. Este conjunto de habilidades será usado mais tarde para leitura, escrita e atividades esportivas.

 

Engatinhar estimula a visão binocular, na qual ambos os olhos são usados em conjunto. Isso envolve treinar os olhos para olhar para longe e depois para as mãos enquanto engatinha. A visão binocular será usada quando a criança precisar copiar algo da lousa na escola.

 

Além disso, engatinhar também é um movimento transversal lateral que fortalece o lado esquerdo e direito do cérebro, permitindo maior comunicação entre os dois lados do cérebro e melhorando o aprendizado.

 

Ressalto que o engatinhar por si só não determina o futuro aprendizado da criança, mas contribui grandemente para o processo de aprendizagem.

 

Whatsapp Consultório (19) 99167-4039

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *