Recebemos estímulos a todo instante do que vemos, dos sons e das sensações que acontecem ao nosso redor: A pressão de pés contra o chão, a vista da rua de uma janela próxima, o calor, a lembrança de uma conta a ser paga ou de uma conversa com um amigo hoje de manhã.
Embora sejam muitos, atendemos apenas alguns desses estímulos (não é possível atender a todos).
Por isso, a ATENÇÃO é um processo cognitivo importantíssimo, pelo qual nosso intelecto foca e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles.
Tipos de atenção: Concentrada / Sustentada / Seletiva / Alternada.
ATENÇÃO CONCENTRADA
Capacidade de se concentrar em um estímulo, ignorando outros distratores ao redor, isto é, manter-se atento ao que faz. Por exemplo, direcionar a atenção para esse texto porque é o que você está fazendo nesse momento.
ATENÇÃO SUSTENTADA
Capacidade de manter uma resposta estável durante uma atividade contínua e repetitiva, isto é, manter-se focado numa tarefa por certo período sem se distrair, como por exemplo, ficar atento durante uma longa reunião.
ATENÇÃO SELETIVA
Capacidade de “selecionar” o que prestar atenção. É o ato consciente de se concentrar e evitar distrações de estímulos externos, como barulhos, e internos, como por exemplo, pensamentos desnecessários. Um exemplo é conseguir manter-se atento ao que o professor fala numa sala lotada e barulhenta.
ATENÇÃO ALTERNADA
Capacidade de mudar o foco da atenção (não perde o foco). Facilita a execução de tarefas que exigem diferentes níveis de entendimento, como por exemplo, ler uma receita e depois executá-la.
Seu filho comete muitos erros por falta de atenção? Tem dificuldade de prestar atenção nas tarefas? A Psicopedagogia pode ajudar grandemente nesses casos, oferecendo os instrumentos adequados para melhora da atenção.
Whatsapp Consultório: http://bit.ly/whatsappJuPsicopedagoga
Texto: Juliana Aranha – Psicopedagoga Campinas